A Ford apresentou o renovado Ka, que tem a missão de impulsionar as vendas da marca no segmento dos chamados carros compactos populares. A atualização do carro foi definida sob a seguinte fórmula: f + f - c = v. Traduzindo, a equação significa: forma, mais função, menos custo, igual a vendas. Este é o objetivo da Ford com o Novo Ka: entregar mais por menos. A novidade estará disponível no mercado entre o final de janeiro e início de fevereiro, já como modelo 2009, a partir de R$ 25.190,00.
Além do design renovado, a Ford aposta ainda mais nos equipamentos disponíveis, de série, desde a versão mais barata. “Até hoje, para encontrar um veículo nessa faixa de preço o consumidor era obrigado a abrir mão de algumas coisas”, diz Jorge Chear, diretor de Vendas e Marketing da Ford. A solução da montadora e principal chamariz é a introdução dos itens: travas elétricas, controle remoto para abertura das portas, abertura do porta-malas e botão de “pânico” (que produz um "bip" e pisca as luzes do veículo quando acionado), alarme volumétrico (acionado pela abertura das portas e também pela quebra dos vidros), travamento automático das portas a 15 km/h e abertura do porta-malas no painel.
Revelando o Novo Ka
A nova imagem do veículo foi construída considerando o novo DNA estilístico da marca, chamado de Kinetic, que adota linhas fluidas e recortes para que, mesmo parado, o carro transmita a sensação de movimento. O resultado agrada, mas, por outro lado, o veículo perdeu a imagem singular que carregava desde seu lançamento, quando inaugurou o estilo New Edge no mercado. O Novo Ka é, agora, um homônimo da marca.
De frente, seu porte está mais marcante, feito obtido por meio do pára-choque “anabolizado” e dos faróis de formato alongado que avançam pelo capô e pára-lamas. O toque final são os dois vincos fluidos que se destacam no capô. Já o efeito esportivo é conseguido pela chamada coluna B em preto entre os vidros verdes escurecidos, pela grade do radiador integrada ao pára-choque e pelos arcos de rodas salientes – tudo pintado na cor do veículo.
Atrás é inegável a semelhança com o Honda Fit. O vidro curvo avança pelas laterais da carroceria, oferecendo ampla área de visão, sendo arrematado, na parte de cima, por um aerofólio integrado à tampa. A renovação do design considerou um “pecado” do antigo modelo: a dificuldade de acesso ao compartimento de bagagem. Agora, a tampa do porta-malas desce até o pára-choque oferecendo ampla abertura e melhor acesso.
Ao abrir as portas
Internamente, as novidades continuam no Novo Ka. O ambiente está mais sóbrio e abandonou um pouco as linhas arrojadas e redondas da antiga versão. A principal mudança foi o fato de o painel estar mais baixo, melhorando a visibilidade do motorista. O console central vem com porta-latas integrado. Além disso há nove porta-objetos espalhados pela cabine. Os bancos contam com apoios de cabeça, dianteiro e traseiro, ajustáveis em altura.
A carroceria ganhou em espaço e os ocupantes, em conforto. O comprimento total é de 3.836 mm, a largura total (com retrovisor), de 1.804 mm e a distância entre-eixos, 2.452 mm. Esses números representam espaço para cabeça dianteiro de 1.005 mm e traseiro de 972 mm. Para as pernas, na traseira, sobram com 856 mm. O porta-malas agora tem capacidade para 263 litros.
Motorização
Segundo dados da Ford, o Novo Ka possui adequada relação peso/potência, tanto no modelo 1.0 L como no 1.6 L: respectivamente, de 12,8 e 12,5 kg/cv (com gasolina/álcool) e 9,0 e 8,6 kg/cv (com gasolina/álcool). Na prática, isso representa melhores arranque, retomada e economia.
A versão 1.0 L trabalha com taxa de compressão de 12,8:1. Desenvolve a potência de 70 cv com gasolina e 73 cv com álcool, a 6.000 rpm, e torque de 88 Nm e 92 Nm, a 4.750 rpm, respectivamente. Para acelerar de 0 a 100 km/h leva 15,7 segundos com gasolina e 15,5 segundos com álcool.
O motor 1.6 L tem taxa de compressão de 12,3:1. Abastecido com gasolina, atinge a potência máxima de 102 cv, a 5.500 rpm, e torque de 147,5 Nm, a 2.500 rpm – com 132 Nm disponíveis a 1.500 rpm. Com álcool fornece 110 cv a 5.500 rpm e torque de 155 Nm a 4.250 rpm – com 140 Nm disponíveis a 1.500 giros. Acelera de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos com gasolina e 11,5 segundos com álcool.
Mercado
O desafio do Novo Ka é combater as vendas dos concorrentes GM Celta, VW Gol e Fiat Palio. Para isso, o modelo espera caber em qualquer bolso. A versão 1.0 conta com 12 opções de pacotes opcionais, com preços totais que partem de R$ 25.190,00 chegando a R$ 31.790,00. Já a versão 1.6 oferece sete combinações de kits que colocam o modelo ao preço inicial de R$ 31.800,00 atingindo R$ 36.390,00.
O veículo será oferecido em cinco opções de cores: as sólidas branco Ártico, preto Ebony e vermelho Bari e as metálicas prata Geada e azul Iporanga, esta última nova e exclusiva da linha. Os clientes poderão conhecer o carro a partir de 2 de janeiro na rede Ford e também fazer a reserva de compra.
Além do design renovado, a Ford aposta ainda mais nos equipamentos disponíveis, de série, desde a versão mais barata. “Até hoje, para encontrar um veículo nessa faixa de preço o consumidor era obrigado a abrir mão de algumas coisas”, diz Jorge Chear, diretor de Vendas e Marketing da Ford. A solução da montadora e principal chamariz é a introdução dos itens: travas elétricas, controle remoto para abertura das portas, abertura do porta-malas e botão de “pânico” (que produz um "bip" e pisca as luzes do veículo quando acionado), alarme volumétrico (acionado pela abertura das portas e também pela quebra dos vidros), travamento automático das portas a 15 km/h e abertura do porta-malas no painel.
Revelando o Novo Ka
A nova imagem do veículo foi construída considerando o novo DNA estilístico da marca, chamado de Kinetic, que adota linhas fluidas e recortes para que, mesmo parado, o carro transmita a sensação de movimento. O resultado agrada, mas, por outro lado, o veículo perdeu a imagem singular que carregava desde seu lançamento, quando inaugurou o estilo New Edge no mercado. O Novo Ka é, agora, um homônimo da marca.
De frente, seu porte está mais marcante, feito obtido por meio do pára-choque “anabolizado” e dos faróis de formato alongado que avançam pelo capô e pára-lamas. O toque final são os dois vincos fluidos que se destacam no capô. Já o efeito esportivo é conseguido pela chamada coluna B em preto entre os vidros verdes escurecidos, pela grade do radiador integrada ao pára-choque e pelos arcos de rodas salientes – tudo pintado na cor do veículo.
Atrás é inegável a semelhança com o Honda Fit. O vidro curvo avança pelas laterais da carroceria, oferecendo ampla área de visão, sendo arrematado, na parte de cima, por um aerofólio integrado à tampa. A renovação do design considerou um “pecado” do antigo modelo: a dificuldade de acesso ao compartimento de bagagem. Agora, a tampa do porta-malas desce até o pára-choque oferecendo ampla abertura e melhor acesso.
Ao abrir as portas
Internamente, as novidades continuam no Novo Ka. O ambiente está mais sóbrio e abandonou um pouco as linhas arrojadas e redondas da antiga versão. A principal mudança foi o fato de o painel estar mais baixo, melhorando a visibilidade do motorista. O console central vem com porta-latas integrado. Além disso há nove porta-objetos espalhados pela cabine. Os bancos contam com apoios de cabeça, dianteiro e traseiro, ajustáveis em altura.
A carroceria ganhou em espaço e os ocupantes, em conforto. O comprimento total é de 3.836 mm, a largura total (com retrovisor), de 1.804 mm e a distância entre-eixos, 2.452 mm. Esses números representam espaço para cabeça dianteiro de 1.005 mm e traseiro de 972 mm. Para as pernas, na traseira, sobram com 856 mm. O porta-malas agora tem capacidade para 263 litros.
Motorização
Segundo dados da Ford, o Novo Ka possui adequada relação peso/potência, tanto no modelo 1.0 L como no 1.6 L: respectivamente, de 12,8 e 12,5 kg/cv (com gasolina/álcool) e 9,0 e 8,6 kg/cv (com gasolina/álcool). Na prática, isso representa melhores arranque, retomada e economia.
A versão 1.0 L trabalha com taxa de compressão de 12,8:1. Desenvolve a potência de 70 cv com gasolina e 73 cv com álcool, a 6.000 rpm, e torque de 88 Nm e 92 Nm, a 4.750 rpm, respectivamente. Para acelerar de 0 a 100 km/h leva 15,7 segundos com gasolina e 15,5 segundos com álcool.
O motor 1.6 L tem taxa de compressão de 12,3:1. Abastecido com gasolina, atinge a potência máxima de 102 cv, a 5.500 rpm, e torque de 147,5 Nm, a 2.500 rpm – com 132 Nm disponíveis a 1.500 rpm. Com álcool fornece 110 cv a 5.500 rpm e torque de 155 Nm a 4.250 rpm – com 140 Nm disponíveis a 1.500 giros. Acelera de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos com gasolina e 11,5 segundos com álcool.
Mercado
O desafio do Novo Ka é combater as vendas dos concorrentes GM Celta, VW Gol e Fiat Palio. Para isso, o modelo espera caber em qualquer bolso. A versão 1.0 conta com 12 opções de pacotes opcionais, com preços totais que partem de R$ 25.190,00 chegando a R$ 31.790,00. Já a versão 1.6 oferece sete combinações de kits que colocam o modelo ao preço inicial de R$ 31.800,00 atingindo R$ 36.390,00.
O veículo será oferecido em cinco opções de cores: as sólidas branco Ártico, preto Ebony e vermelho Bari e as metálicas prata Geada e azul Iporanga, esta última nova e exclusiva da linha. Os clientes poderão conhecer o carro a partir de 2 de janeiro na rede Ford e também fazer a reserva de compra.
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