Durante o último Salão Internacional do Automóvel de Detroit, que aconteceu entre os dias 19 e 27 de janeiro, a Dodge exibiu seu “poderio” em energia alternativa para os veículos do futuro. O melhor exemplo foi a apresentação do carro-conceito ZEO (Zero Emissions Operation – Operação sem Emissões), um coupé 2+2 movido exclusivamente por energia elétrica. Todo o projeto de desenvolvimento do veículo foi orientado de forma a atender as necessidades de um estilo específico de consumidor.
De acordo com a própria Dodge, o conceito ZEO é voltado aos "entusiastas", que são menos orientados à família, têm desejo por características que remetam à alta tecnologia e dão menos ênfase à pura praticidade. Apesar de exibir uma "necessidade por velocidade", ostentam também responsabilidade ambiental e global. "O conceito Dodge ZEO é projetado para quebrar o paradigma sobre a aparência de um carro elétrico", diz Bill Zheng, principal estilista do exterior do conceito. "Um carro elétrico pode ser tão expressivo quanto qualquer veículo movido a gasolina. O conceito Dodge ZEO prova isso", acrescenta.
O coração elétrico
O destaque do veículo é seu sistema de propulsão. Totalmente elétrico, opera com um conjunto de baterias de 64 kWh de lítio-íon capaz de dar ao modelo autonomia para rodar até 402 km. As rodas traseiras são tracionadas pelo motor elétrico de 268 cv SAE, que contribui para a aceleração de 0 a 96 km/h em menos de 6 segundos.
Ousadia no desenho externo
A inovação com a utilização de energia alternativa também norteou o design do conceito. Os pára-lamas exibem recortes robustos que complementam a linha de cintura alta. Atrás, a coluna C, de ângulo reverso, está localizada diretamente sobre o arco da roda traseira. Já as colunas A curvam-se para dentro de trilhos estendidos do teto. O vidro do pára-brisa segue linha curvilínea até a traseira do carro, dando aos passageiros dianteiro e traseiros maior visibilidade.
Outro detalhe interessante inclui as portas tipo "tesoura", que deixam amplo espaço livre para entrada dos ocupantes. "A barra transversal iluminada da grade é projetada para comunicar o uso de eletricidade como a fonte de força do ZEO", diz Zheng. Além disso, as rodas de aro 23 polegadas garantem mais robustez ao visual.
Tecnologia ‘abraça’ o interior
Inspirado por formas orgânicas e tecnologia sem fio, o interior do ZEO está carregado de novidades esperadas por compradores jovens. "O conceito Dodge ZEO é um exemplo de projeto para pessoas que estão acostumadas a um estilo de vida dinâmico e que estão cercadas de informações e amigos virtuais o tempo todo", diz Lou Gasevski, principal estilista do interior do conceito Dodge ZEO.
Em vez de um painel de instrumentos convencional, o volante, a coluna e os instrumentos são tratados como um único elemento de estilo independente. O volante do conceito Dodge ZEO tem dois raios verticais, que deixam 80% do aro "aberto" para visibilidade máxima. O cubo central retraído, contendo o air bag do motorista e interruptores auxiliares, é estacionário, com o aro do volante girando em volta dele. Teclas posicionadas à direita e à esquerda logo atrás do aro do volante ativam as funções remotas do rádio.
Para o conforto dos ocupantes, os quatro bancos individuais oferecem almofadas nos assentos e encostos. Quando estão na posição mais baixa, os finos protetores de cabeça encaixam-se com perfeição no topo dos encostos. As conchas dos assentos são de alumínio fresado, com telas de vídeo integradas à parte de trás dos encostos dianteiros. Uma estreita linha de LEDs azuis nas portas e laterais leva ao painel traseiro, destacando o efeito de fluência.
De acordo com a própria Dodge, o conceito ZEO é voltado aos "entusiastas", que são menos orientados à família, têm desejo por características que remetam à alta tecnologia e dão menos ênfase à pura praticidade. Apesar de exibir uma "necessidade por velocidade", ostentam também responsabilidade ambiental e global. "O conceito Dodge ZEO é projetado para quebrar o paradigma sobre a aparência de um carro elétrico", diz Bill Zheng, principal estilista do exterior do conceito. "Um carro elétrico pode ser tão expressivo quanto qualquer veículo movido a gasolina. O conceito Dodge ZEO prova isso", acrescenta.
O coração elétrico
O destaque do veículo é seu sistema de propulsão. Totalmente elétrico, opera com um conjunto de baterias de 64 kWh de lítio-íon capaz de dar ao modelo autonomia para rodar até 402 km. As rodas traseiras são tracionadas pelo motor elétrico de 268 cv SAE, que contribui para a aceleração de 0 a 96 km/h em menos de 6 segundos.
Ousadia no desenho externo
A inovação com a utilização de energia alternativa também norteou o design do conceito. Os pára-lamas exibem recortes robustos que complementam a linha de cintura alta. Atrás, a coluna C, de ângulo reverso, está localizada diretamente sobre o arco da roda traseira. Já as colunas A curvam-se para dentro de trilhos estendidos do teto. O vidro do pára-brisa segue linha curvilínea até a traseira do carro, dando aos passageiros dianteiro e traseiros maior visibilidade.
Outro detalhe interessante inclui as portas tipo "tesoura", que deixam amplo espaço livre para entrada dos ocupantes. "A barra transversal iluminada da grade é projetada para comunicar o uso de eletricidade como a fonte de força do ZEO", diz Zheng. Além disso, as rodas de aro 23 polegadas garantem mais robustez ao visual.
Tecnologia ‘abraça’ o interior
Inspirado por formas orgânicas e tecnologia sem fio, o interior do ZEO está carregado de novidades esperadas por compradores jovens. "O conceito Dodge ZEO é um exemplo de projeto para pessoas que estão acostumadas a um estilo de vida dinâmico e que estão cercadas de informações e amigos virtuais o tempo todo", diz Lou Gasevski, principal estilista do interior do conceito Dodge ZEO.
Em vez de um painel de instrumentos convencional, o volante, a coluna e os instrumentos são tratados como um único elemento de estilo independente. O volante do conceito Dodge ZEO tem dois raios verticais, que deixam 80% do aro "aberto" para visibilidade máxima. O cubo central retraído, contendo o air bag do motorista e interruptores auxiliares, é estacionário, com o aro do volante girando em volta dele. Teclas posicionadas à direita e à esquerda logo atrás do aro do volante ativam as funções remotas do rádio.
Para o conforto dos ocupantes, os quatro bancos individuais oferecem almofadas nos assentos e encostos. Quando estão na posição mais baixa, os finos protetores de cabeça encaixam-se com perfeição no topo dos encostos. As conchas dos assentos são de alumínio fresado, com telas de vídeo integradas à parte de trás dos encostos dianteiros. Uma estreita linha de LEDs azuis nas portas e laterais leva ao painel traseiro, destacando o efeito de fluência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário