Apesar da crise que abalou não só o mercado de automóveis japonês, mas toda a estrutura financeira do país, originada do tsunami que atingiu a costa japonesa em março deste ano, o Japão mantém sua tradição na indústria automotiva. Dando continuidade ao crescimento após a forte crise, a capital do país sediará a partir do sábado (3), o Tokio Motorshow 2011, evento destinado a fortalecer o mercado de automóveis e que conta com a participação dos principais montadores de carro de todo o mundo.
Começando por uma novidade que interessa ao mercado nacional, a Toyota apresentou, dias antes da abertura da feira, a nova versão do Prius, híbrido mais vendido do mundo que desembarca no Brasil no segundo semestre de 2012. A montadora japonesa aproveita, também, para abusar de novas tecnologias e apresentar ao público o conceito Fun-Vii. O veículo conta com muitos sistemas de personalização e até a opção dos passageiros usarem o carro como letreiro ambulante, colocando o conteúdo que quiserem digitalizado na carroceria do veículo.
Seguindo a linha de conceitos, dessa vez com motorização híbrida, a Suzuki, que também estará em casa, mostra o Swift EV Hybrid. O carro funciona com dois motores sendo um deles movido a eletricidade. O conceito atua apenas com energia, ou seja, o propulsor a combustão funciona como um carregador para as baterias do motor elétrico.
Outra japonesa que aposta em motorização híbrida é a Honda. A marca apresenta dois conceitos com tecnologia “verde” integrada ao sistema de propulsão. O primeiro AC-X Plug-In Hybrid (Sigla para Advanced Cruises X) ganhou um motor 1.6 movido a gasolina e outro elétrico. Já o segundo, trata-se de um conceito esportivo com emissão zero de poluentes, chamado de Small Sports EV Concept.
A japonesa Subaru apresenta ao público três carros. Além da versão de fabricação do BRZ, modelo desenvolvido em parceria com a conterrânea Toyota, a marca mostra aos apaixonados por veículos uma nova versão do Impreza WRX STI 206, com motor mais agressivo agora com 320 cv de potência. Outra novidade é o conceito híbrido Advanced Tourer que será equipado com motor de 1,6 litro somado a outro propulsor híbrido, além da tração integral.
Depois de não participar da última edição da mostra, a Volkswagen volta com força total e aproveita para apresentar no salão dois modelos com "ar aventureiro" integrado aos respectivos projetos. O Primeiro é o conceito de SUV cupê, Cross Coupé, que mistura o desenho de um cupê de quatro lugares com um utilitário e ainda usa motorização híbrida.
A versão aventureira do Passat Variant, outra novidade da Volkswagen, ganhou a terminação Alltrack no nome e uma fantasia de carro off-road. O carro ganhou o sistema “Off-Road Driving Programme”, componente de condução “fora da estrada” que altera a distribuição de torque, a transmissão e os assistentes de arranque e descida em ladeiras para oferecer mais controle do carro em estradas de terra.
As alemãs Audi e BMW tomaram caminhos um pouco diferentes no evento. A estrela da Audi na mostra será uma versão limitada em uma unidade do compacto de luxo A1, homenageando a seleção de futebol local. A BMW traz a versão híbrida do sedã Série 5, ActiveHybrid 5, que funciona com propulsor elétrico e outro a combustão biturbo, que juntos garantem 344 cv de potência.
Americanas – Em meados de junho deste ano, General Motors, Chrysler e Ford anunciaram que não estarão presentes no Salão de Tóquio 2011. Por conta da crise que abalou o mercado durante a última edição do evento, realizada em 2009, elas já não estiveram presentes na feira.
|
Subaru BRZ |
|
Toyota Fun-Vii |
|
Suzuki Ev Hybrid |
|
VW Cross Coupé |
|
Honda Small Sports EV Concept |
|
Impreza WRX STI 206 |
|
Passat Variant Alltrack |
|
Subaru Advanced Tourer |
|
BMW Série 5 híbrido |
Fonte: Icarros
Nenhum comentário:
Postar um comentário