A legislação brasileira estabelece que o veículo deve:
Ter sido fabricado há mais de trinta anos;
Conservar suas características originais de fabricação;
Integrar uma coleção;
Apresentar Certificado de Originalidade, reconhecido pelo Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN.
O Certificado de Originalidade atestará as condições estabelecidas acima e será expedido por entidade credenciada e reconhecida pelo DENATRAN. Essa entidade deverá ser pessoa jurídica, sem fins lucrativos, e instituída para a promoção da conservação de automóveis antigos e para a divulgação dessa atividade cultural, de comprovada atuação nesse setor, respondendo pela legitimidade do Certificado que expedir.
O Certificado de Originalidade é documento necessário para o registro de veículo de coleção no órgão de trânsito. Portanto, inicialmente, o interessado deverá se associar a um clube filiado à Federação Brasileira de Veículos Antigos. Logo, o clube lhe fornecerá a lista de documentos exigidos pelo relatório de vistoria agendando em seguida a vistoria que será procedida por uma comissão do clube e enviará o laudo à FBVA. Após, a FBVA emitirá o certificado de originalidade que deverá ser mantida com os documentos do veículo. Em seguida o interessado deverá procurar o DETRAN e agendar vistoria para troca de categoria, que agendará nova vistoria para o emplacamento obedecendo ao trâmites administrativos do DETRAN.
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO
ITENS EXCLUDENTES (Impeditivos para a avaliação)
Alguns itens descaracterizam a aparência do veículo e impedem sua avaliação, desclassificando o automóvel para obtenção da placa preta. São os seguintes:
Qualquer modificação ou alteração da carroceria;
Pinturas extravagantes ou fora dos padrões da época do veículo;
Motores de épocas diferentes ou de outras marcas;
Bancos individuais ou esportivos em carros de bancos inteiriços;
Rodas inadequadas (tolerar opcionais de fábrica);
Carros muito originais, porém malcuidados e mal-conservados, pois fogem ao nosso princípio básico de preservação e cuidado;
Carros ainda em recuperação;
Ausência de equipamentos obrigatórios, pois a segurança ao rodar é imprescindível. Preservar o seu patrimônio e a integridade de terceiros deve ser regra básica entre os colecionadores.
1 - MECÂNICA (32 pontos):
Motor (10 pontos):
Bloco do motor/coletores (10 pontos): Atribuídos unicamente ao automóvel que estiver com motor original, em perfeito estado, inclusive de apresentação, cor correta, limpeza, etc.
O motor não original pode gerar duas situações distintas:
a) Desclassificar o automóvel, impedindo sua avaliação, se for inadequado, como de épocas e cilindradas diferentes, de outras marcas, etc.
b) Permitir a avaliação, perdendo o total dos pontos correspondentes, recebendo 0 (zero).
Não há pontuação intermediária: ou 10 pontos ou 0 pontos.
Carburador/Filtro de Ar (3 pontos):
Cada peça vale 1,5 pontos. Carburador correto e filtro de ar não, ou ao contrário, pontuar com 1,5 ponto.
Distribuidor/Cabos de Velas (3 pontos):
Não serão aceitos cabos de velas coloridas, de alta voltagem, tampas de distribuidor transparentes, etc. Não há pontuação intermediária: ou 3 pontos ou 0 pontos.
Transmissão (2 pontos):
Caixa de Câmbio/Diferencial (2 pontos): Só para conjuntos originais. Carros automáticos ou fluid-drive transformados em mecânicos (ou o contrário), caixas over-drive suplementares quando não acessórios de época etc., perdem os 2 pontos. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Suspensão (2 pontos):
Amortecedores/Elementos Essenciais (2 pontos): devem ser os corretos do carro. Autos com amortecedores de "bracinho" substituídos por tipo "garrafa"; a ausência de amortecedores; amortecedores a gás ou ar comprimido quando não existiam etc, zera os pontos. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Rodas (5 pontos):
Só originais. Deve ser verificado o estado das mesmas; só aceitar rodas esportivas que fossem opcionais de fábrica na época. Exigir rodas perfeitas e bem pintadas. Poder haver pontuação intermediária pela aparência e estado de conservação.
Pneumáticos (2 pontos):
As medidas têm de ser corretas; o tipo (radial, wide-oval, ou diagonal, etc.) idem. O estado de segurança deve ser observado. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Freios (5 pontos):
Só para os sistemas de freio originais. Freios a disco ou hidrovácuos quando não os havia; substituição de travão por sistema hidráulico, etc. zera os pontos. Não há pontuação intermediária: ou 5 pontos ou 0 pontos.
2 - PARTE ELÉTRICA (11 pontos):
Voltagem (4 pontos):
Unicamente para voltagem original. Se modificadas, zera os pontos. Não há pontuação intermediária: ou 4 pontos ou 0 pontos.
Dínamo/alternador (3 pontos):
Só para o sistema original. Se substituído o dínamo por alternador ou alternador por outro que não o do carro, independente da voltagem, zerar a pontuação. Assim, por exemplo, o automóvel que passou de 6 para 12 volts e substituiu o dínamo por alternador, perde 7 pontos (4 do item voltagem e 3 do item alternador), não perdendo mais nenhum ponto por lâmpadas, motor de arranque, bobina, etc. Não há pontuação intermediária: ou 3 pontos ou 0 pontos.
Instalação elétrica (2 pontos):
Deverá ser verificado a qualidade e o estado da fiação, sem emendas desnecessárias com fita isolante, etc., sua correta posição na parede de fogo, terminais adequados, etc. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Bobina/Magneto (2 pontos):
Devem ser idênticas às originais, não sendo aceitas bobinas especiais de alta performance, coloridas, etc. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
3 - PARTE EXTERNA DO VEÍCULO (38 pontos):
Pintura (8 pontos):
As cores e o esquema de pintura devem ser os originais da época. Não serão aceitas cores que definitivamente não se aplicavam ao modelo em exame. A pintura deve estar em bom estado, sem manchas de retoques ou outras. A cor correta do motor deve ser também avaliada. Quanto mais original e antiga mais será tolerado o desgaste. Pode haver pontuação intermediária, porém extremamente cuidadosa.
Carroceria (5 pontos):
Perfeição na funilaria, alinhamento de lataria e partes móveis etc. Não aceitar autos grosseiramente lanternados/reformados/restaurados, com partes deformadas, etc. Pode haver pontuação intermediária.
Cromados, Frisos e Adornos (5 pontos):
Deverão ser observados a qualidade e estado das partes cromadas: não aceitar partes muito enferrujadas, cromados descascando ou mesmo disfarçados com tinta metálica. Ao avaliar este item, verificar também adornos, frisos, espelhos exteriores, etc; se eram adequados ao carro em análise. Pode haver pontuação intermediária.
Pára-choques (5 pontos):
Verificar se são os corretos do carro, bem como suas garras e protetores. O aspecto cromação já foi analisado no item anterior.
Calotas (3 pontos):
Verificar também se são as corretas do auto, seu estado, etc. Se não forem corretas, zerar pontuação. Não há pontuação intermediária: ou 5 pontos ou 0 pontos.
Faróis/Lanternas (5 pontos):
Verificar se são originais e em que estado se encontram. Não há pontuação intermediária: ou 5 pontos ou 0 pontos.
Vidros (2 pontos):
Devem estar em bom estado de apresentação e segurança. Não podem estar quebrados, rachados ou muito riscados, principalmente sulcados por limpadores de pára-brisas. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Capotas (para conversíveis) (5 pontos):
Verificar correção do desenho, armação, cajados, fixação, tipo de tecido ou plástico e estado de conservação. Muito cuidado com debruns coloridos e inadequados. Pode haver pontuação intermediária, que deve ser muito cuidadosa. Carros não conversíveis recebem os 5 pontos.
4 - INTERIOR DO VEÍCULO (19 pontos):
Painel (6 pontos):
Parte muito importante. Deve conter, e só, todos os relógios e instrumentos de origem, em bom estado e com boa grafia, bem como o rádio (quando houver) nos lugares corretos. Não devem ser aceitos instrumentos adicionais, nem amplificadores etc., que nestes casos zerará a pontuação. Pode haver pontuação intermediária pelo estado de conservação.
Estofamento (6 pontos):
Somente para os originais ou refeitos ou substituídos no desenho e com materiais idênticos aos originais. Tolerar sinais de desgaste quando o estofamento for o original do carro. Pode haver pontuação intermediária.
Volante e Aro de Buzina (onde houver) (3 pontos):
Devem ser originais do carro e em bom estado. Não sendo original, zerar pontuação. Pode haver pontuação intermediária, se o volante e o ar de buzina forem originais, mas estiverem mal cuidados ou deteriorados.
Tapetes (2 pontos):
Originais ou iguais ao original. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Maçanetas (2 pontos):
Originais ou iguais ao original. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Ter sido fabricado há mais de trinta anos;
Conservar suas características originais de fabricação;
Integrar uma coleção;
Apresentar Certificado de Originalidade, reconhecido pelo Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN.
O Certificado de Originalidade atestará as condições estabelecidas acima e será expedido por entidade credenciada e reconhecida pelo DENATRAN. Essa entidade deverá ser pessoa jurídica, sem fins lucrativos, e instituída para a promoção da conservação de automóveis antigos e para a divulgação dessa atividade cultural, de comprovada atuação nesse setor, respondendo pela legitimidade do Certificado que expedir.
O Certificado de Originalidade é documento necessário para o registro de veículo de coleção no órgão de trânsito. Portanto, inicialmente, o interessado deverá se associar a um clube filiado à Federação Brasileira de Veículos Antigos. Logo, o clube lhe fornecerá a lista de documentos exigidos pelo relatório de vistoria agendando em seguida a vistoria que será procedida por uma comissão do clube e enviará o laudo à FBVA. Após, a FBVA emitirá o certificado de originalidade que deverá ser mantida com os documentos do veículo. Em seguida o interessado deverá procurar o DETRAN e agendar vistoria para troca de categoria, que agendará nova vistoria para o emplacamento obedecendo ao trâmites administrativos do DETRAN.
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO
ITENS EXCLUDENTES (Impeditivos para a avaliação)
Alguns itens descaracterizam a aparência do veículo e impedem sua avaliação, desclassificando o automóvel para obtenção da placa preta. São os seguintes:
Qualquer modificação ou alteração da carroceria;
Pinturas extravagantes ou fora dos padrões da época do veículo;
Motores de épocas diferentes ou de outras marcas;
Bancos individuais ou esportivos em carros de bancos inteiriços;
Rodas inadequadas (tolerar opcionais de fábrica);
Carros muito originais, porém malcuidados e mal-conservados, pois fogem ao nosso princípio básico de preservação e cuidado;
Carros ainda em recuperação;
Ausência de equipamentos obrigatórios, pois a segurança ao rodar é imprescindível. Preservar o seu patrimônio e a integridade de terceiros deve ser regra básica entre os colecionadores.
1 - MECÂNICA (32 pontos):
Motor (10 pontos):
Bloco do motor/coletores (10 pontos): Atribuídos unicamente ao automóvel que estiver com motor original, em perfeito estado, inclusive de apresentação, cor correta, limpeza, etc.
O motor não original pode gerar duas situações distintas:
a) Desclassificar o automóvel, impedindo sua avaliação, se for inadequado, como de épocas e cilindradas diferentes, de outras marcas, etc.
b) Permitir a avaliação, perdendo o total dos pontos correspondentes, recebendo 0 (zero).
Não há pontuação intermediária: ou 10 pontos ou 0 pontos.
Carburador/Filtro de Ar (3 pontos):
Cada peça vale 1,5 pontos. Carburador correto e filtro de ar não, ou ao contrário, pontuar com 1,5 ponto.
Distribuidor/Cabos de Velas (3 pontos):
Não serão aceitos cabos de velas coloridas, de alta voltagem, tampas de distribuidor transparentes, etc. Não há pontuação intermediária: ou 3 pontos ou 0 pontos.
Transmissão (2 pontos):
Caixa de Câmbio/Diferencial (2 pontos): Só para conjuntos originais. Carros automáticos ou fluid-drive transformados em mecânicos (ou o contrário), caixas over-drive suplementares quando não acessórios de época etc., perdem os 2 pontos. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Suspensão (2 pontos):
Amortecedores/Elementos Essenciais (2 pontos): devem ser os corretos do carro. Autos com amortecedores de "bracinho" substituídos por tipo "garrafa"; a ausência de amortecedores; amortecedores a gás ou ar comprimido quando não existiam etc, zera os pontos. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Rodas (5 pontos):
Só originais. Deve ser verificado o estado das mesmas; só aceitar rodas esportivas que fossem opcionais de fábrica na época. Exigir rodas perfeitas e bem pintadas. Poder haver pontuação intermediária pela aparência e estado de conservação.
Pneumáticos (2 pontos):
As medidas têm de ser corretas; o tipo (radial, wide-oval, ou diagonal, etc.) idem. O estado de segurança deve ser observado. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Freios (5 pontos):
Só para os sistemas de freio originais. Freios a disco ou hidrovácuos quando não os havia; substituição de travão por sistema hidráulico, etc. zera os pontos. Não há pontuação intermediária: ou 5 pontos ou 0 pontos.
2 - PARTE ELÉTRICA (11 pontos):
Voltagem (4 pontos):
Unicamente para voltagem original. Se modificadas, zera os pontos. Não há pontuação intermediária: ou 4 pontos ou 0 pontos.
Dínamo/alternador (3 pontos):
Só para o sistema original. Se substituído o dínamo por alternador ou alternador por outro que não o do carro, independente da voltagem, zerar a pontuação. Assim, por exemplo, o automóvel que passou de 6 para 12 volts e substituiu o dínamo por alternador, perde 7 pontos (4 do item voltagem e 3 do item alternador), não perdendo mais nenhum ponto por lâmpadas, motor de arranque, bobina, etc. Não há pontuação intermediária: ou 3 pontos ou 0 pontos.
Instalação elétrica (2 pontos):
Deverá ser verificado a qualidade e o estado da fiação, sem emendas desnecessárias com fita isolante, etc., sua correta posição na parede de fogo, terminais adequados, etc. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Bobina/Magneto (2 pontos):
Devem ser idênticas às originais, não sendo aceitas bobinas especiais de alta performance, coloridas, etc. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
3 - PARTE EXTERNA DO VEÍCULO (38 pontos):
Pintura (8 pontos):
As cores e o esquema de pintura devem ser os originais da época. Não serão aceitas cores que definitivamente não se aplicavam ao modelo em exame. A pintura deve estar em bom estado, sem manchas de retoques ou outras. A cor correta do motor deve ser também avaliada. Quanto mais original e antiga mais será tolerado o desgaste. Pode haver pontuação intermediária, porém extremamente cuidadosa.
Carroceria (5 pontos):
Perfeição na funilaria, alinhamento de lataria e partes móveis etc. Não aceitar autos grosseiramente lanternados/reformados/restaurados, com partes deformadas, etc. Pode haver pontuação intermediária.
Cromados, Frisos e Adornos (5 pontos):
Deverão ser observados a qualidade e estado das partes cromadas: não aceitar partes muito enferrujadas, cromados descascando ou mesmo disfarçados com tinta metálica. Ao avaliar este item, verificar também adornos, frisos, espelhos exteriores, etc; se eram adequados ao carro em análise. Pode haver pontuação intermediária.
Pára-choques (5 pontos):
Verificar se são os corretos do carro, bem como suas garras e protetores. O aspecto cromação já foi analisado no item anterior.
Calotas (3 pontos):
Verificar também se são as corretas do auto, seu estado, etc. Se não forem corretas, zerar pontuação. Não há pontuação intermediária: ou 5 pontos ou 0 pontos.
Faróis/Lanternas (5 pontos):
Verificar se são originais e em que estado se encontram. Não há pontuação intermediária: ou 5 pontos ou 0 pontos.
Vidros (2 pontos):
Devem estar em bom estado de apresentação e segurança. Não podem estar quebrados, rachados ou muito riscados, principalmente sulcados por limpadores de pára-brisas. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Capotas (para conversíveis) (5 pontos):
Verificar correção do desenho, armação, cajados, fixação, tipo de tecido ou plástico e estado de conservação. Muito cuidado com debruns coloridos e inadequados. Pode haver pontuação intermediária, que deve ser muito cuidadosa. Carros não conversíveis recebem os 5 pontos.
4 - INTERIOR DO VEÍCULO (19 pontos):
Painel (6 pontos):
Parte muito importante. Deve conter, e só, todos os relógios e instrumentos de origem, em bom estado e com boa grafia, bem como o rádio (quando houver) nos lugares corretos. Não devem ser aceitos instrumentos adicionais, nem amplificadores etc., que nestes casos zerará a pontuação. Pode haver pontuação intermediária pelo estado de conservação.
Estofamento (6 pontos):
Somente para os originais ou refeitos ou substituídos no desenho e com materiais idênticos aos originais. Tolerar sinais de desgaste quando o estofamento for o original do carro. Pode haver pontuação intermediária.
Volante e Aro de Buzina (onde houver) (3 pontos):
Devem ser originais do carro e em bom estado. Não sendo original, zerar pontuação. Pode haver pontuação intermediária, se o volante e o ar de buzina forem originais, mas estiverem mal cuidados ou deteriorados.
Tapetes (2 pontos):
Originais ou iguais ao original. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Maçanetas (2 pontos):
Originais ou iguais ao original. Não há pontuação intermediária: ou 2 pontos ou 0 pontos.
Um comentário:
otima explicao de muito aproveito parabens
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