terça-feira, 16 de outubro de 2007

Protótipos brasileiros são atração nos treinos de F1 em Interlagos

Carros experimentais brasileiros terão espaço em Interlagos durante os treinos oficiais para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, marcado para o próximo domingo (21).

Protótipos criados por estudantes e pesquisadores do curso de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI serão expostos entre os paddocks nos dias 19 e 20 de outubro.

Membros das escuderias e personalidades poderão conferir o modelo X-17, atual campeão da Maratona de Eficiência Energética, e também o X-12, veículo supereconômico que percorre cerca de 400 km com um litro de gasolina.

O FEI X-12 percorre aproximadamente 400 km com apenas um litro de gasolina.

Com um sistema eletrônico, o controle do motor foi totalmente automatizado para permitir o seu funcionamento entre 0 e 45km/h, com baixo consumo.

Quando atinge esta velocidade, o motor é desligado e volta a funcionar aos 15 km/h.

A carroceria do X-12 dispensa o uso do chassi. Suas rodas são orbitais e o motor fica próximo à roda de tração.

O FEI X-17 é o atual campeão da Maratona de Eficiência Energética, na qual percorreu 29,2 km com três baterias de 72 Watts-hora cada, atingindo a marca de 135 km por quilowatt-hora.

Seu motor possui 400w de potência.

O carro é pilotado normalmente por garotas que pesam cerca de 42 kg cada, característica fundamental para provas de autonomia, na qual o que conta é a maior distância percorrida e não a velocidade.

Nenhum comentário: