terça-feira, 13 de novembro de 2007

AVALIAÇÃO - Omega muda para agradar a quem veio ao mundo a passeio

A nova geração do Chevrolet Omega, que chega importado da Austrália

Sua imagem foi ligada quase que exclusivamente a órgãos governamentais (vide os carros da Presidência da República) ou ao setor corporativo nos últimos anos. Mas a GM espera que com o novo design do Chevrolet Omega, essa história comece a mudar. “Queremos atrair um novo tipo de público, e para isso faremos uma modificação do posicionamento do modelo no nosso portfólio. Creio que a divisão de vendas ficará em 60% para pessoas físicas e 40% para jurídicas” afirma Samuel Russell, diretor de marketing da montadora.

Com mudanças estéticas como máscara negra nos faróis, “ombros” mais largos, rodas de 17 polegadas e duplo escapamento, o novo Omega está com uma cara mais esportiva, mas nada que destoe do conservadorismo e visual classudo de sempre.

Internamente, ele é muito confortável, mesmo para quem anda no banco traseiro. Afinal, o carro ganhou 12 cm no entreeixos, deixando seu interior ainda mais espaçoso. O sedã chega com preço sugerido de R$ 145 mil.
Modelo oferece um design mais jovial e motor 3.6 V6 de 254 cavalos

Mas em um quesito a GM ainda peca: seu acabamento poderia ser melhor, já que esse fator conta pontos na hora de bater o martelo. São pequenos detalhes como rebarbas nos materiais plásticos das portas, freio de mão e painel, falta de revestimento na tampa do porta-malas e encaixes toscos de peças no volante e no porta-luvas.

O motor 3.6 V6 (seis cilindros em “V”) foi ajustado para ganhar em torque (são 35,7 kgfm ante 34,7 kgfm da versão anterior), mas perdeu 4 cv (cavalos), ficando com 254 cv. Nada que comprometa o desempenho, com uma velocidade máxima de 229 km/h (limitada eletronicamente) e aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.
Modelo traz DVD de teto; conteúdo pode ser exibido no painel quando parado

“Ganhamos em dirigibilidade sem perder em performance”, diz Russell. O controle de estabilidade também deixa a condução mais segura, pois não deixa o carro escorregar nas curvas, algo que seria fatal sem o dispositivo graças ao seu tamanho avantajado.

Segundo a montadora, o mercado de sedãs de luxo está crescendo no país. Em 2006, foram emplacadas 3.604 unidades nesse segmento. Para este ano, espera-se entre 4.000 e 4.500 emplacamentos. Devido aos dados animadores e apostando na qualidade do modelo, a GM espera vender entre 800 e 850 unidades anuais. A expectativa é comercializar cerca de 500 até o final de 2007.

Tarefa que deverá ser árdua, uma vez que o Omega só será vendido nas regiões Sul e Sudeste e em Brasília. Em São Paulo, por exemplo, apenas três grandes grupos terão o modelo disponível, aqueles que possuem suas concessionárias nas áreas mais nobres da cidade, como Jardins, Morumbi e Itaim. Agora é aguardar para ver se o carro deixa de ser prerrogativa de empresas e governo.

FICHA TÉCNICA

Chevrolet Omega

Motor: dianteiro, longitudinal, V6 (seis cilindros em “V”), 24V, a gasolina, 3.564 cm³ de cilindrada

Potência: 254 cv a 6.000 rpm

Torque: 35,7 kgfm a 2.600 rpm

Direção: hidráulica

Câmbio: automático de cinco velocidades

Suspensão: dianteira independente tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira independente, com braços oscilantes e barra estabilizadora

Freios: a disco nas quatro rodas, com ESP (controle de tração), ABS (antitravamento) e EBA (sistema de frenagem assistida)

Dimensões: 4,89 m de comprimento; 1,90 m de largura; 1,48 m de altura; 2,92 m de entreeixos

Peso: 1.770 kg

Tanque: 73 litros

Porta-malas: 496 litros

Preço: R$ 145 mil

Nenhum comentário: