Trata-se do Chevette Pro Mod do piloto Gilson Quito, da cidade de Curitiba - PR.
Gilson costumava desfilar pelas ruas da capital paranaense com o chevette tubarão 1974 todo montado equipado com motor AP turbo, e de vez em quando fazia algumas participações no paranaense de arrancada.
Gilson percebeu então que tinha potência no motor, mas não tinha tração suficiente para brigar pelas primeiras colocações.
Levou então o carro a oficina Street Hot para que fosse feito um sistema de suspensão tipo four-link.
Foi lá que Gilson conheceu o preparador Cleverson, um amante dos dragster nostalgia, e por consequência dos motores V8.
Cleverson apresenteou então um projeto para transformar o chevette em um legítimo bólido de arrancada, e Gilson não pensou duas vezes antes de bater o martelo!
O carro então foi todo desmontado e uma estrutura tubular foi confeccionada para amarrar a carroceria e também garantir a segurança do piloto.
Não podemos deixar de destacar a perfeição das dobras e soldas dessa estrutura.
O motor Chevy V8 foi posicionado rente ao chão e recuado em relação a posição original do chevette, para garantir uma melhor distribuição de peso do pequeno carro.
Tudo é válido para garantir uma melhor tração e melhor dirigibilidade num carro com pouca distância entre eixos.
A suspensão traseira é do tipo four-link com amortecedores Aldam coil over e foi confeccionada pela Street Hot.
Já a dianteira também foi feita artesanalmente pela empresa paranaense.
O motor chevy V8 possuia originalmente 454 polegadas cúbicas, mas devido a adoção de pistões JE forjados com 4.280 pol. de diâmetro, o motor possui agora 460 polegadas cúbicas.
Para suportar o esforço foram também utilizadas bielas Childs & Albert em alumínio e virabrequim Gm forjado com 4 pol. de curso.
Os cabeçotes da marca Brodix são de alumínio, e possuem válvulas de 2.30 em aço inox na admissão, e 1.88 também de aço inox no escapamento.
Os tuchos e o comando de válvulas são da Iskycams.
A taxa de compressão é de 13,5:1. O motor aspirado queimará o metanol enviado por uma Injeção mecânica Enderle com corpo de 8 borboletas.
A bomba de combustível também é mecânica e da mesma marca.
A faísca ficará por conta de bobina e magento da marca Mallory, e chegará até as velas através de cabos MSD.
Os coletores de escapamento foram feitos artesanalmente na própria Street Hot.
O câmbio é um TH-400 automático de 3 marchas, e o conversor de torque é um TCI 8'' stall 4500rpm.
O carro conta com sistema de transbraque para auxiliar na largada.
Os pneus dianteiros são os Goodyear 24x4,5x15, e os traseiros, responsáveis pela tração são também da Goodyear, na medida 29x12x15.
O diferencial é um quase indestrutível Dana 44.
Para parar o pequeno bólido será utilizado um pára-quedas Sportmachine auxiliado por freios dianteiros com pinças com 4 pistões Varga, da antiga Stockcar, e discos ventilados.
A potência do valente chevette pro mod deverá ficar em torno de 1000hp, e com um peso de 900kg teremos uma ótima relação peso/potência.
O bólido encontra-se agora em fase final de acabamento.
Deverá receber o conta-giros e os manômetros, lexan no lugar dos vidros e nova pintura em cor ainda não escolhida por Gilson.
Confira abaixo algumas fotos e a ficha técnica completa do Chevette Pro Mod:
Gilson costumava desfilar pelas ruas da capital paranaense com o chevette tubarão 1974 todo montado equipado com motor AP turbo, e de vez em quando fazia algumas participações no paranaense de arrancada.
Gilson percebeu então que tinha potência no motor, mas não tinha tração suficiente para brigar pelas primeiras colocações.
Levou então o carro a oficina Street Hot para que fosse feito um sistema de suspensão tipo four-link.
Foi lá que Gilson conheceu o preparador Cleverson, um amante dos dragster nostalgia, e por consequência dos motores V8.
Cleverson apresenteou então um projeto para transformar o chevette em um legítimo bólido de arrancada, e Gilson não pensou duas vezes antes de bater o martelo!
O carro então foi todo desmontado e uma estrutura tubular foi confeccionada para amarrar a carroceria e também garantir a segurança do piloto.
Não podemos deixar de destacar a perfeição das dobras e soldas dessa estrutura.
O motor Chevy V8 foi posicionado rente ao chão e recuado em relação a posição original do chevette, para garantir uma melhor distribuição de peso do pequeno carro.
Tudo é válido para garantir uma melhor tração e melhor dirigibilidade num carro com pouca distância entre eixos.
A suspensão traseira é do tipo four-link com amortecedores Aldam coil over e foi confeccionada pela Street Hot.
Já a dianteira também foi feita artesanalmente pela empresa paranaense.
O motor chevy V8 possuia originalmente 454 polegadas cúbicas, mas devido a adoção de pistões JE forjados com 4.280 pol. de diâmetro, o motor possui agora 460 polegadas cúbicas.
Para suportar o esforço foram também utilizadas bielas Childs & Albert em alumínio e virabrequim Gm forjado com 4 pol. de curso.
Os cabeçotes da marca Brodix são de alumínio, e possuem válvulas de 2.30 em aço inox na admissão, e 1.88 também de aço inox no escapamento.
Os tuchos e o comando de válvulas são da Iskycams.
A taxa de compressão é de 13,5:1. O motor aspirado queimará o metanol enviado por uma Injeção mecânica Enderle com corpo de 8 borboletas.
A bomba de combustível também é mecânica e da mesma marca.
A faísca ficará por conta de bobina e magento da marca Mallory, e chegará até as velas através de cabos MSD.
Os coletores de escapamento foram feitos artesanalmente na própria Street Hot.
O câmbio é um TH-400 automático de 3 marchas, e o conversor de torque é um TCI 8'' stall 4500rpm.
O carro conta com sistema de transbraque para auxiliar na largada.
Os pneus dianteiros são os Goodyear 24x4,5x15, e os traseiros, responsáveis pela tração são também da Goodyear, na medida 29x12x15.
O diferencial é um quase indestrutível Dana 44.
Para parar o pequeno bólido será utilizado um pára-quedas Sportmachine auxiliado por freios dianteiros com pinças com 4 pistões Varga, da antiga Stockcar, e discos ventilados.
A potência do valente chevette pro mod deverá ficar em torno de 1000hp, e com um peso de 900kg teremos uma ótima relação peso/potência.
O bólido encontra-se agora em fase final de acabamento.
Deverá receber o conta-giros e os manômetros, lexan no lugar dos vidros e nova pintura em cor ainda não escolhida por Gilson.
Confira abaixo algumas fotos e a ficha técnica completa do Chevette Pro Mod:
Carro: Chevette 1974
Proprietário: Gilson Quito
Preparador: Streethot
Peso com piloto: estimado em 900Kg
Numero: 454
Motor: Gm High Perform 460 V8
Potencia estimada: 1000cvs (estimados)
Chassis: Streethot
Cilindrada: 7.600cc
Pistões: JE forjados com 4.280 pol. de diâmetro
Bielas: Childs & Albert em alumínio
Virabrequim: Gm forjado com 4 pol. de curso
Polia dianteira: Fluidamper 8
Anéis: Childs & Albert
Bomba de óleo: Moroso billet
Embreagem: TCI transbrake
Cambio: TH-400 automático
Conversor de torque: TCI 8'' stall 4500rpm
Diferencial: Dana 44
Juntas de cabeçote: O`ring
Cabeçotes: Brodix de alumínio
Válvulas de admissão: 2.30 inox
Válvulas de escapamento: 1.88 inox
Tuchos: Iskycams
Balanceiros: Comp Cams
Taxa de compressão: 13,5 :1
Comando de válvulas: Iskycams
Alimentação: Injeção mecânica Enderle
Bomba de combustível: Enderle mecânica
Combustível: Metanol
Coletor de admissão: Enderle com 8 borboletas
Bobina: Mallory
Distribuidor: Magneto Mallory
Cabos de velas: Msd
Freios dianteiros: pinças com 4 pistões Varga antiga Stockcar
Freios traseiros: não tem
Pára-quedas: Sportmachine
Amortecedores: Aldam coil over
Suspensão traseira: Four link Streethot
Suspensão dianteira: Streethot
Pneus dianteiros: Goodyear 24x4,5x15
Pneus traseiros: Goodyear 29x12x15
Banco: Streethot em alumínio
Cinto de segurança: Simpsom 5
Volante: com saque rápido da Rebco
Proprietário: Gilson Quito
Preparador: Streethot
Peso com piloto: estimado em 900Kg
Numero: 454
Motor: Gm High Perform 460 V8
Potencia estimada: 1000cvs (estimados)
Chassis: Streethot
Cilindrada: 7.600cc
Pistões: JE forjados com 4.280 pol. de diâmetro
Bielas: Childs & Albert em alumínio
Virabrequim: Gm forjado com 4 pol. de curso
Polia dianteira: Fluidamper 8
Anéis: Childs & Albert
Bomba de óleo: Moroso billet
Embreagem: TCI transbrake
Cambio: TH-400 automático
Conversor de torque: TCI 8'' stall 4500rpm
Diferencial: Dana 44
Juntas de cabeçote: O`ring
Cabeçotes: Brodix de alumínio
Válvulas de admissão: 2.30 inox
Válvulas de escapamento: 1.88 inox
Tuchos: Iskycams
Balanceiros: Comp Cams
Taxa de compressão: 13,5 :1
Comando de válvulas: Iskycams
Alimentação: Injeção mecânica Enderle
Bomba de combustível: Enderle mecânica
Combustível: Metanol
Coletor de admissão: Enderle com 8 borboletas
Bobina: Mallory
Distribuidor: Magneto Mallory
Cabos de velas: Msd
Freios dianteiros: pinças com 4 pistões Varga antiga Stockcar
Freios traseiros: não tem
Pára-quedas: Sportmachine
Amortecedores: Aldam coil over
Suspensão traseira: Four link Streethot
Suspensão dianteira: Streethot
Pneus dianteiros: Goodyear 24x4,5x15
Pneus traseiros: Goodyear 29x12x15
Banco: Streethot em alumínio
Cinto de segurança: Simpsom 5
Volante: com saque rápido da Rebco
Um comentário:
Oi!!alguem saberia me dizer que rodas são estas???
do chevette v8 pro mod!
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