quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Citroën C4 Pallas

C4 Pallas: garotos-propaganda como Kiefer Sutherland e Fábio Assunção

Há uma semana já explanamos aqui a máxima de que não é preciso ser automático para ser considerado um sedã de luxo. O exemplo então era o Nissan Sentra. O Citroën C4 Pallas com câmbio manual, que pode ser encontrado em duas versões: a de entrada, GLX, que custa R$ 64.990, e a Exclusive, a avaliada, de R$ 71.690. As duas, bem como as automáticas, oferecem um motor 2.0 16V que desenvolve 143 cv (cavalos) de potência e garante boa agilidade tanto no trânsito urbano quanto na estrada.
Os duplos chevrons na dianteira são característica marcante da Citroën

Números de outubro mostram que o modelo não está fazendo feio no mercado. Dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) indicam que foram emplacadas 1.793 unidades do C4 Pallas, superando veículos como Ford Fusion (1.368), Renault Mégane (1.016) e Volkswagen Jetta (673).
Lanternas traseiras em forma de bumerangue são outra marca do veículo

Graças ao marketing agressivo que inclui do polêmico Kiefer Sutherland – o galã Jack Bauer do seriado "24 Horas" – ao bonzinho Daniel Bastos – o mocinho interpretado por Fábio Assunção na novela "Paraíso Tropical" –, o Pallas, que é fabricado na Argentina e anunciado naquele país como "orgulho nacional", o modelo tem conquistado seu lugar em um segmento altamente competitivo.
Bom espaço para quem viaja atrás graças ao entreeixos de 2,71 metros

Embora 4 seja menor do que 5, o C4 é maior do que o C5 (4,77 metros, contra 4,75 m). Eis um trunfo indiscutível. Também traz soluções um nível de equipamento e sofisticação não muito comuns aos sedãs médios (ou será que ele concorre com os grandes?). Exemplos são o volante com comandos centrais fixos (que possibilitou a instalação de um airbag maior), os faróis de xenônio direcionais, o detector de obstáculo dianteiro e traseiro, o ar-condicionado digital com duas zonas (é possível regular temperatura diferente para motorista e passageiro) e ventilação traseira e os retrovisores com luz de seta integrada rebatíveis eletricamente, entre outros. A garantia do modelo é de três anos.
No painel volante tem comandos centrais fixos; assim o airbag pode ser maior

Isso sem falar dos itens de segurança, como os seis airbags, o freio com sistema ABS (antitravamento), o EBD (distribuidor eletrônico da frenagem) e o AFU (auxílio à frenagem de urgência), item que torna o modelo muito mais sensível ao toque. O recém-lançado EcoSport 2008 aumentou a sensibilidade no pedal do freio após verificar que o consumidor valorizava essa sensação de segurança a mais.
Luz de pisca do sedã vem posicionada sob o espelho retrovisor externo

Outro item que o brasileiro valoriza – e ainda não ficou claro que é falta de poder aquisitivo ou questão cultural – é o prazer de trocar as marchas por conta própria. É o contrário do mercado norte-americano, quase totalmente dominado por veículos automáticos. Os engates precisos fazem de sua condução uma operação bem simples, auxiliada ainda pela direção eletridráulica.
Descansa-braço com porta-copos e porta-objetos: outro mimo para ocupantes

Quem viaja como passageiro também tem boa impressão do modelo. No banco de trás, por exemplo, a sensação é de estar em um veículo maior. Auxilia para esse efeito o entreeixos de 2,71 m. Mimos também não faltam, como a supracitada saída para o ar-condicionado, além de porta-revistas na parte de trás do banco dianteiro e descansa-braço com porta-copos e porta-objetos.
Saia dianteira muito baixa faz com que o modelo raspe em algumas valetas

Seu design externo também agrada. A dianteira incorpora o que há de mais novo na identidade visual da marca francesa. A lanterna traseira, em forma de bumerangue, torna o modelo inconfundível. Há, no entanto, um senão que precisa ser corrigido. Como no hatch esportivo C4 VTR, o modelo é muito baixo para as irregularidades e as valetas brasileiras. Assim o carro raspa a saia dianteira e a placa, que é a parte que mais sofre com isso, logo entorta. É algo incômodo, mas que pode ser superado com alguns acertos na suspensão. Além do mais, é pouco diante do conjunto da obra.

FICHA TÉCNICA

Citroën C4 Pallas
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Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, a gasolina, 1.997 cm³ de cilindrada

Potência: 143 cv a 6.000 rpm

Torque: 20,4 kgfm a 4.000 rpm

Direção: eletridráulica progressiva

Câmbio: manual, de cinco velocidades

Suspensão: dianteira independente tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira independente, com travessa deformável e barra estabilizadora

Freios: a disco nas quatro rodas, com ABS (antitravamento), REF (repartidor eletrônico de frenagem) e AFU (auxílio à frenagem de emergência)

Dimensões: 4,77 m de comprimento; 1,77 m de largura; 1,51 m de altura; 2,71 m de entreeixos

Peso: 1.366 kg (manual)

Tanque: 60 litros

Porta-malas: 580 litros

Preço: R$ 71.690

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