Com apenas 2,5 metros de comprimento e capacidade para duas pessoas, os automóveis compactos esperam ter uma entrada triunfal no mercado norte-americano, onde os grandes veículos têm sido os favoritos por muito tempo.
Mais de um milhão de fãs de automóveis devem ir esta semana ao Salão de Automóveis de Los Angeles, no qual uma das principais atrações será o ForTwo, da Daimler, que estará à venda em 2008 nos Estados Unidos. A abertura do Salão de Los Angeles para o público ocorre na sexta-feira (16).
Com um custo aproximado de 11.600 dólares, os veículos pequenos, também conhecidos como "smart cars", são considerados baratos, de fácil direção, e de baixo consumo de combustível, com rendimento de 60 quilômetros por galão (4,5 litros).
Mas será que os veículos compactos vão atrair os motoristas norte-americanos? O porta-voz da Smart USA, Ken Kettebeil, está convencido de que a resposta é sim.
A empresa já tem reservados 30 mil carros, e seus fabricantes esperam atrair os compradores cansados das vias congestionadas pelo trânsito.
"Quando se começa a considerar fatores como aumento de preços dos combustíveis e o crescente número de congestionamentos nas cidades, os veículos menores, como os 'smart cars', começam a fazer mais sentido, econômica e funcionalmente, para muitas pessoas", afirmou Kettenbeil.
Economia e conforto
O porta-voz acredita que o menor consumo de combustível do carro pode ser um atrativo para aqueles que se preocupam com a questão ambiental nas grandes cidades, como Los Angeles, Nova York e Chicago.
Leslie Kendall, curadora do museu Petersen de automóveis, em Los Angeles - que recentemente sediou uma exibição de microcarros - acredita que o Smart é o primeiro veículo oferecido aos compradores norte-americanos que supre todas as necessidades do público.
"O povo norte-americano gosta de carros confortáveis, em que possam se sentar e ouvir rádio, ligar o ar-condicionado", disse Kendall. "Até pouco tempo atrás (...), não havia carros pequenos que fossem realmente automóveis de qualidade, com bom desempenho e opcionais interessantes, a um preço reduzido. E o Smart tem tudo isso".
Kendall acrescentou que o Smart pode chegar a obter o êxito fenomenal que o Beetle, da Volkswagen (para os brasileiros, conhecido como 'Fusca'), teve nos anos 50 e 60.
"O Smart é raro agora como foi o Fusca décadas atrás", disse Kendall.
Apostas iniciais sugerem que a visão de Kendall faz sentido. Glen Handon, um desenhista canadense que mora em Los Angeles, já reservou seu Smart, atraído pelo layout do carro. "Eles são encantadores como um brinquedo", disse o artista visual.
Kendall acredita que os carros compactos representam "uma nova forma de pensar no que os automóveis podem fazer, uma mudança de paradigma".
Mais de um milhão de fãs de automóveis devem ir esta semana ao Salão de Automóveis de Los Angeles, no qual uma das principais atrações será o ForTwo, da Daimler, que estará à venda em 2008 nos Estados Unidos. A abertura do Salão de Los Angeles para o público ocorre na sexta-feira (16).
Com um custo aproximado de 11.600 dólares, os veículos pequenos, também conhecidos como "smart cars", são considerados baratos, de fácil direção, e de baixo consumo de combustível, com rendimento de 60 quilômetros por galão (4,5 litros).
Mas será que os veículos compactos vão atrair os motoristas norte-americanos? O porta-voz da Smart USA, Ken Kettebeil, está convencido de que a resposta é sim.
A empresa já tem reservados 30 mil carros, e seus fabricantes esperam atrair os compradores cansados das vias congestionadas pelo trânsito.
"Quando se começa a considerar fatores como aumento de preços dos combustíveis e o crescente número de congestionamentos nas cidades, os veículos menores, como os 'smart cars', começam a fazer mais sentido, econômica e funcionalmente, para muitas pessoas", afirmou Kettenbeil.
Economia e conforto
O porta-voz acredita que o menor consumo de combustível do carro pode ser um atrativo para aqueles que se preocupam com a questão ambiental nas grandes cidades, como Los Angeles, Nova York e Chicago.
Leslie Kendall, curadora do museu Petersen de automóveis, em Los Angeles - que recentemente sediou uma exibição de microcarros - acredita que o Smart é o primeiro veículo oferecido aos compradores norte-americanos que supre todas as necessidades do público.
"O povo norte-americano gosta de carros confortáveis, em que possam se sentar e ouvir rádio, ligar o ar-condicionado", disse Kendall. "Até pouco tempo atrás (...), não havia carros pequenos que fossem realmente automóveis de qualidade, com bom desempenho e opcionais interessantes, a um preço reduzido. E o Smart tem tudo isso".
Kendall acrescentou que o Smart pode chegar a obter o êxito fenomenal que o Beetle, da Volkswagen (para os brasileiros, conhecido como 'Fusca'), teve nos anos 50 e 60.
"O Smart é raro agora como foi o Fusca décadas atrás", disse Kendall.
Apostas iniciais sugerem que a visão de Kendall faz sentido. Glen Handon, um desenhista canadense que mora em Los Angeles, já reservou seu Smart, atraído pelo layout do carro. "Eles são encantadores como um brinquedo", disse o artista visual.
Kendall acredita que os carros compactos representam "uma nova forma de pensar no que os automóveis podem fazer, uma mudança de paradigma".
Nenhum comentário:
Postar um comentário