quinta-feira, 1 de novembro de 2007

História do Jeep

A palavra Jeep deriva das iniciais GP, que significa General Propose, veículos utilitários para realizar qualquer função. As letras G e P pronunciadas em inglês soam como Jeep. A marca inventou a categoria de automóveis Off-Road, sendo sinônimo de durabilidade, força e potência.

História

Já em 1938, quando as hostilidades começaram a esquentar na Europa Ocidental, o Exército Norte-Americano informou a todos os fabricantes automobilísticos que eles estavam procurando um novo veículo para substituir a combinação do triciclo motorizado com assento lateral tradicionalmente utilizado para tarefas de mensageiros e reconhecimento avançado. No verão de 1940, o exército tinha personalizado a idéia de um veículo de uso geral que deveria ser leve, manobrável, robusto, confiável e ágil. Especificações detalhadas tinham que ser atendidas, e três companhias aceitaram o desafio. A Ford, Bantam e Willys-Overland trabalharam intensamente até que cada companhia tivesse produzido 1500 modelos para testes de campo. Em última análise, foi o modelo da Willys-Overland que ganhou a aprovação (especialmente pelo preço de US$738,74), com umas poucas melhorias adaptadas dos modelos da Ford e Bantam. Assim, o Jeep começou sua jornada em 23 de Julho de 1941, quando a Willys-Overland de Toledo, Ohio, conseguiu o contrato com o exército norte-americano para produzir o Willys MB durante a Segunda Guerra Mundial. As tropas amavam o MB. O famoso correspondente Ernie Pyle disse “Eu não acho que poderíamos continuar na guerra sem o Jeep. Ele faz tudo. É como um cão fiel, tão forte como uma mula, e ágil como um cabrito. Ele carrega duas vezes mais do que foi projetado e vai embora”.




O Jeep era tão versátil que novos usos para o veículo e suas várias partes estavam sempre sendo encontrados. O Jeep serviu em todos os teatros da Segunda Guerra Mundial como liteira, suporte de metralhadoras, veículo de reconhecimento, caminhão de resgate, limusine da frente de batalha, transportador de munição, distribuidor de arame farpado e taxi. Os veículos carregavam os feridos em segurança e transportavam canhões antitanques. 37 mm para as áreas de tiro. O testemunho deste sucesso é o fato que durante o período da guerra, mais de 600.000 veículos Jeep foram produzidos. Desde o dia 23 de julho de 1941, quando a Willys-Overland, de Toledo, Ohio, nos Estados Unidos, firmou contrato com o exército dos Estados Unidos para produzir o Willys MB durante a Segunda Guerra Mundial, a marca Jeep se tornou a mais conhecida e respeitada, que “chega a qualquer lugar” e “faz qualquer coisa” dentro do mercado de veículos utilitários esportivos. Enquanto cada vez mais fabricantes acrescentam novos modelos SUV (utilitários esportivos) à sua linha de produtos, a Jeep ainda se destaca como a única marca americana que está produzindo veículos esportivos com tração nas quatro rodas por 60 anos. O Jeep Wagoneer foi provavelmente o veículo mais revolucionário e o antecessor de todos os modelos da categoria. Apresentado no outono de 1962, tinha o primeiro motor de 6 cilindros. Outras inovações foram a primeira caixa de velocidade automática em um veículo de tração 4x4 e a suspensão dianteira independente. No ano seguinte foi a vez do pick-up Jeep Gladiator ser apresentada. Este modelo foi construído com base na mesma plataforma do Wagoneer, tendo inclusive a mesa frente e motorização. O novo Gladiator estava disponível numa larga gama de versões, com diferentes tipos de área de carga e tração nas duas ou quatro rodas.O Grand Cherokee é o carro chefe da marca, oferecendo distintas peculiaridades de estilo que acrescentam apelo aos proprietários de veículos de luxo enquanto mantém uma medida adequada da robustez Jeep para manter a forte lealdade da marca entre seus atuais proprietários. O modelo foi apresentado em 1993 quando o presidente da Chrysler, Bob Lutz, atravessou uma janela de vidro dirigindo uma nova Grand Cherokee na Feira Automotiva de Detroit. Estava apresentando um outro veículo revolucionário da Jeep, seguindo a tradição da Wagoneer e da Cherokee. A Grand Cherokee foi um sucesso mundial e ganhou dezenas de prêmios, inclusive o “Veículo do Ano” da revista Motor Trend. O modelo inovou ao modernizar o legendário Sistema Quadra-Trac 4X4 e o tipo de acessórios que redefiniu o conceito de luxo no mercado de utilitários esportivos. O Wrangler, lançado em 1987, é o ícone da marca Jeep, mantendo sua popularidade com uma imagem jovial de alegria e liberdade. Um descendente direto do Jeep “original”, ele possui uma linhagem muito rica que é única na Jeep - há muito imitado, nunca igualado. O Cherokee é o veículo que começou a moderna revolução dos utilitários esportivos em 1984, continuando a tradição Jeep de robustez e capacidade off-road. Em 1997, saiu da linha de montagem de Toledo, o Cherokee número 2.000.000. O Jeep Cherokee foi o maior sucesso comercial da Chrysler Corporation, fora dos Estados Unidos, e foi nomeado o melhor “Four Wheeler” do Ano, pela revista “Four Wheel”. Hoje, os veículos Jeep são vendidos em quase 100 países, e desde o lançamento do Jeep Cherokee em 1984, mais de 7 milhões de veículos foram vendidos mundialmente.

Slogans

O atual slogan “Jeep, There’s only one” surgiu no ano de 1990, em substituição ao lendário “Only in a Jeep” lançado em 1984.

Nenhum comentário: